Translate

sexta-feira, 4 de julho de 2014

O GRANDE NEGÓCIO: A MÚSICA E AS PRISÕES PRIVADAS


Não é de hoje que a música se tornou uma grande fonte de influencia, seja na moda, nos cabelos, e até mesmo no comportamento social, afinal as pessoas, principalmente os jovens, tendem a ser influenciados por seus artistas favoritos, querem usar o cabelo igual, uma roupa parecida, essas coisas... até ai nada demais, afinal não há nada errado em querer se expressar e mostrar ao mundo o seu estilo, eu confesso que sou muito ligado a cultura 50's,a música o estilo os carros, sou apaixonado por essa década, e quando era mais novo cultivava um belo topete no melhor estilo Elvis. 
Mas além do modismo, a música exerce uma grande influência em nossas vidas, nos traz lembranças boas, ruins, nos despertam saudade e alegria..mas até que ponto a indústria musical pode manipular o comportamento de uma sociedade, a ponto de mudar o comportamento das pessoas? veja esta carta abaixo, que foi escrita por um empresário do ramo musical, que por razões óbvias preferiu ficar no anonimato:


"Após mais de 20 anos, eu finalmente decidi contar ao mundo o que eu testemunhei em 1991, que creio que foi um dos maiores pontos de mudança na música popular, e da sociedade americana, em última instância.

Tenho lutado por muito tempo, pesando os prós e contras de fazer pública esta história, estava relutante em envolver as pessoas que estavam presentes naquele dia. Então eu simplesmente decidi deixar de fora nomes e todos os detalhes que possam arriscar o meu bem-estar pessoal e o daqueles que foram, como eu, arrastados para algo que eles não estavam preparados.

Entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, eu era o que você pode chamar de um "tomador de decisões" com uma das empresas mais estabelecidas na indústria da música. Eu vim da Europa no início dos anos 80 e rapidamente me estabeleci no negócio.

A indústria era diferente naquela época. A tecnologia e meios de comunicação não eram acessíveis para as pessoas como são hoje, portanto, a indústria tinha mais controle sobre o público e tinha os meios para influenciá-los de maneira que queriam. Isto pode explicar porque no início de 1991, fui convidado para participar de uma reunião a portas fechadas com um pequeno grupo de executivos da industria musical ,para discutir sobre a “NOVA DIREÇÃO DO RAP”. Mal sabia eu, que seria convidado a participar de um dos negócios mais antiéticos e destrutivos que já vi.

A reunião foi realizada em uma residência privada, nos arredores de Los Angeles. Lembro-me de cerca de 25 a 30 pessoas presentes, a maioria deles ,eram rostos familiares, e conversei com  aqueles que conhecia, e até brincamos  sobre o tema do encontro, pois  muitos de nós , não se importavam com a música rap, e não conseguimos ver o propósito de ser convidados para uma reunião privada para discutir o seu futuro.

Entre os participantes estava um pequeno grupo de  desconhecidos que ficaram isolados, e não fizeram nenhuma tentativa de socializar com os demais convidados . Com base em seu comportamento e aparências formais, eles não pareciam ser da indústria musical.

Nossa conversa informal foi interrompida  quando fomos convidados a assinar um acordo de confidencialidade que nos impedia de discutir publicamente as informações apresentadas durante a reunião. Isso deixou muitos de nós intrigados e realmente perturbados. O acordo era apenas uma página longa, mas muito claro sobre o assunto e as consequências que afirmavam, no caso de violar os termos ,resultaria na rescisão de trabalho.

Perguntamos a várias pessoas que estavam presentes  sobre a razão para tal segredo, mas não conseguimos  encontrar ninguém que tinha respostas para nós. Algumas pessoas se recusaram a assinar e saíram, ninguém os parou, fiquei tentado a sair, mas a minha curiosidade foi maior. Um homem que fazia parte do grupo "desconhecido" recolheu os acordos.

Rapidamente depois do início da reunião, um dos meus colegas da indústria (que deve permanecer anônimo como todos os outros) nos agradeceu por participar. Ele, então, deu a palavra a um homem que só se apresentou pelo primeiro nome e não deu mais detalhes sobre o seu passado pessoal. Eu acho que ele era o proprietário da residência, mas nunca confirmei, ele elogiou brevemente a todos nós pelo sucesso que tinha conseguido a nossa indústria musical, e nos felicitou, por fazermos parte deste pequeno grupo de "tomadores de decisão".

Neste ponto, começei a me sentir um pouco desconfortável com a estranheza deste encontro. O assunto mudou rapidamente quando um alto-falante passou a dizer-nos que as respectivas empresas que eles representavam tinham investido em uma indústria muito rentável, e que poderia se tornar ainda mais lucrativa com a nossa participação ativa. Ele explicou que as empresas que trabalham haviam investido milhões na construção de prisões privadas, e que as nossas posições de influência na indústria da música que realmente iria impactar a rentabilidade desses investimentos.

Lembro-me de muitos de nós no grupo imediatamente olhamos  um para o outro confusos. Na época, eu não sabia o que era uma prisão privada, mas eu não era o único. Com certeza, alguém perguntou o que essas prisões eram e que nada disso tinha a ver com a gente. Fomos informados de que essas prisões foram construídas por empresas privadas que receberam financiamento do governo com base no número de presos. Quanto mais presos, mais o dinheiro o governo vai pagar a essas prisões.

 Ficou claro para nós que, uma vez que essas prisões são de propriedade privada, se tornam de capital aberto, o que possibilita comprar ações. A maioria de nós foram levados de volta por isso. Mais uma vez, um casal de pessoas perguntou o que isso tinha a ver com a gente.Neste momento, o meu colega que abriu a reunião tomou a palavra novamente e respondeu às nossas perguntas. Ele nos disse que nossos empregadores tinham se tornado os investidores secretos dessas prisões privadas , e que agora era de seus interesses se certificarem que, essas prisões permanecessem cheias. E que o nosso trabalho seria para ajudar a fazer isso acontecer, pela comercialização de música que promovesse o comportamento criminal, e que o rap foi a música de sua escolha para isso. 

Ele nos garantiu que esta seria uma ótima situação para nós, porque a música rap estava se tornando um mercado cada vez mais lucrativo para as nossas empresas e, como empregados, também seriamos capazes de comprar ações pessoais nessas prisões.

músicos gangsta e seus instrumentos...

Imediatamente, o silêncio veio a sala . Você poderia ter ouvido um alfinete cair. Lembro-me de olhar em volta para me certificar de que não estava sonhando e vi metade das pessoas com queixo caído. Meu deslumbramento foi interrompido quando alguém gritou: "Isso é alguma piada?" Neste ponto, as coisas se tornaram caóticas. dois dos homens que faziam parte do grupo "desconhecido" agarrou o homem que gritou e tentou tirá-lo da casa. Alguns de nós, inclusive eu, tentou intervir. Um deles sacou uma arma e todos nós recuamos.

Eles nos separaram dos outros participantes  e nós quatro fomos escoltados para fora. O meu colega indústria que tinha aberto a reunião correu ao nosso encontro e nos lembrou que tínhamos  assinado um contrato e que sofreríamos  as conseqüências se falassemos sobre isso publicamente, ou mesmo com aqueles que participaram da reunião.

Eu perguntei a ele por que estava envolvido com algo tão corrupto?  E ele respondeu que era maior do que o negócio da música, e nada podia fazer, e arriscar a desafiar traria conseqüências. Nós todos protestamos , enquanto caminhávamos . Eu lembro palavra por palavra, a última coisa que ele disse: "Está fora das minhas mãos agora. Lembre-se que você assinou um acordo." Em seguida, ele fechou a porta atrás de si. Os homens nos apressaram para nossos carros e ficaram assistindo até partirmos.

Um milhão de coisas passavam pela minha mente enquanto eu dirigia , até que eu finalmente decidi parar e estacionar em uma rua lateral, a fim de organizar meus pensamentos. Eu repassei tudo na minha mente várias vezes e tudo parecia muito surreal para mim. Eu estava com raiva de mim mesmo por não ter tido um papel mais ativo em questionar o que havia sido apresentado a nós. Eu gostaria de acreditar que o choque de tudo isso é o que suspendeu o melhor da minha natureza.

Depois do que pareceu uma eternidade, eu era capaz de me acalmar o suficiente para fazer isso em casa. Eu não falei ou chamei alguém naquela noite. No dia seguinte, de volta ao escritório, eu estava visivelmente fora mim , mas culpei o o clima pelo meu mal estar, pois ninguém mais no meu departamento tinha sido convidado para a reunião, e tive um sentimento de culpa por não ser capaz de compartilhar o que eu tinha testemunhado.

Pensei em entrar em contato com os outros três que foram expulsos da casa, mas eu não me lembro seus nomes e achei que rastreá-los, provavelmente, chamaria uma atenção indesejada. Eu considerei em falar publicamente com o risco de perder o meu emprego, mas eu percebi que eu provavelmente estaria colocando em risco mais do que o meu trabalho e eu não estava disposto a arriscar qualquer coisa que pudesse  acontecer com minha família.

Eu pensei sobre aqueles homens com armas e me perguntei quem eram eles? E tinham-me dito que este era um negócio maior do que o industria da música,  não entendi... e tudo que eu podia fazer era deixar minha imaginação correr livre. Não houve respostas e ninguém com quem conversar.

Eu tentei fazer um pouco de pesquisa sobre prisões privadas, mas não descobri nada sobre o envolvimento da música . No entanto, a informação que eu achei confirmou o quão perigoso este negócio da prisão realmente era. Dias se transformaram em semanas e semanas em meses.Eventualmente, era como se a reunião nunca tinha ocorrido. Tudo parecia surreal.

Tornei-me mais recluso e parei de ir a todos os eventos do setor, só quando profissionalmente era obrigado a fazê-lo. Em duas ocasiões, eu me vi freqüentando o mesmo evento que a minha ex-colega daquela reunião, ambas as vezes, nossos olhos se encontraram, mas nada mais foi trocado.

À medida que os meses se passaram, a música rap tinha definitivamente mudado de direção. Eu nunca fui um fã deste estilo, mas mesmo assim pude notar  a diferença. Atos de rap que antes falavam sobre política ou diversão inofensiva foram rapidamente desaparecendo, com a chegada do gangster rap que começou a dominar as rádios.
o antes: os fat boys com letras engraçadas e divertidas

o depois: o estilo gangsta, letras violentas que incentivam crimes e estupros
Apenas alguns meses haviam se passado desde a reunião, mas pude ver que as idéias apresentadas naquele dia tinham sido implementadas  com sucesso. Era como se a ordem tivesse sido dada a todos os principais executivos das gravadoras. A música foi subindo nas paradas e a maioria das gravadoras, mais do que felizes por capitalizar sobre ela. Cada um estava produzindo seus próprios grupos gangster rap como uma” linha de montagem”. Todos da industria “compraram” o estilo , e o público também...

Violência e uso de drogas tornou-se um tema central na maioria das músicas de rap. Falei com alguns dos meus colegas na indústria para obter as suas opiniões sobre a nova tendência, mas foi dito repetidamente que era tudo sobre a oferta ea demanda. Infelizmente muitos deles ainda expressou que a música reforçou o preconceito das minorias.

Eu parei oficialmente o negócio da música em 1993, mas meu coração já havia deixado meses antes. I rompeu laços com a maioria dos meus colegas e eu removido desta coisa que eu já havia amado. Eu levei algum tempo fora, voltou para a Europa por alguns anos, instalou-se fora do estado, e viveu uma vida "tranquila" longe do mundo do entretenimento.

Conforme os anos passaram, eu consegui manter o meu segredo, com medo de compartilhá-lo com a pessoa errada, mas também um pouco de vergonha de não ter tido a coragem de apitar. Mas, como rap piorou, minha culpa aumentava. Felizmente, no final dos anos 90, tendo a internet como um recurso que não era a minha disposição nos primeiros dias tornou mais fácil para mim para investigar o que hoje é rotulado o complexo industrial da prisão.

Agora que eu tenho uma maior compreensão de como as prisões privadas operam, as coisas fazem muito mais sentido do que nunca. Eu vejo como a criminalização da música rap desempenhou um papel importante na promoção estereótipos raciais e equivocadas tantas mentes jovens impressionáveis ​​a adotar estes comportamentos criminosos glorificados que muitas vezes levam ao encarceramento.
gangs americanas embaladas pelo estilo gangsta

Vinte anos de culpa é um fardo pesado para carregar, mas o mínimo que posso fazer agora é compartilhar minha história, na esperança de que os fãs de música rap perceber como elas foram utilizadas nos últimos 2 décadas. Embora eu pretendo manter o anonimato por razões óbvias, o meu objetivo agora é obter essa informação a tantas pessoas quanto possível. Por favor, ajude-me a espalhar a palavra. Espero que outras pessoas que participaram da reunião em 1991 vai ser inspirado por isso e contar suas próprias histórias. Mais importante ainda, se apenas uma vida tenha sido tocada por minha história, peço que faz o peso da minha culpa um pouco mais tolerável.

Obrigado."

Veja também o artigo chamado "Private Prison Corporations Are Slave Traders", ou "Corporações de Prisão Privada São Mercadores de Escravo” O artigo fala sobre a "Corrections Corporation of America" ou CCA, a maior empresa privada de prisões dos EUA, e de como esta empresa acreditava que o momento da crise era uma oportunidade histórica para lucrar. Veja  o histórico da empresa:
A oferta pública inicial da CCA foi em outubro de 1986 na NASDAQ sob o símbolo CCAX. O número inicial de ações foi de 2 milhões, a um preço de 9 dólares por ação. Em dezembro de 1994 a CCA lista suas ações na NYSE, sob o símbolo CXC.
Em julho de 1997 o Prison Realty Trust é formado, sendo negociado na NYSE (bolsa de valores de Nova York) sob o símbolo PZN.
Em janeiro de 1999, todas as ações da CCA estoque foram convertidas para PZN.
Em 1º de outubro de 2000 PZN recombina a CCA e PZN como uma única empresa operacional deixando sua estrutura REIT (designação de impostos para entidades coorporativas investindo no mercado imobiliário) para uma C-Corporation e reassume o nome Corrections Corporation of America e começa a ser negociadas na NYSE sob o símbolo CXW.
Abaixo um gráfico dos valores das ações que apesar de não mostrar o início dos anos 90, mostra que até 98 houve um grande crescimento nos valores das ações desta empresa, indicando que os anos 90 foram os anos de ouro para a indústria das prisões privadas.


Nenhum comentário: